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SUPER MARIO 64 HD (Android) Gameplay


Super Mario 64 é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo. Lançado em 1996 para o Nintendo 64, é o primeiro título da série Super Mario a oferecer gráficos tridimensionais (3D). O jogador controla o protagonista Mario, que percorre pelo castelo da princesa Peach na missão de resgatá-la de Bowser. Super Mario 64 apresenta uma jogabilidade em mundo aberto, com o seu grau de liberdade sendo através de áreas relativamente grandes compostas principalmente por polígonos tridimensionais, em vez de apenas sprites bidimensionais (2D). Ele enfatiza a exploração em vastos mundos, que exigem que o jogador complete várias missões, além das ocasionais pistas de obstáculos lineares (como nos jogos de plataforma tradicionais). Ele preserva muitos dos elementos de jogabilidade e personagens dos jogos anteriores da franquia, bem como o estilo visual.

O produtor, diretor e criador de Mario, Shigeru Miyamoto, concebeu um jogo em 3D do personagem durante a produção de Star Fox (1993). O desenvolvimento de Super Mario 64, realizado pela equipe da Nintendo Entertainment Analysis & Development, durou cerca de três anos; um ano foi dedicado ao design, enquanto os dois anos seguintes em trabalho direto. Os visuais foram criados usando o Nichimen N-World com Miyamoto pretendendo incluir mais detalhes do que nos jogos anteriores. A trilha sonora foi composta por Koji Kondo. Um modo multijogador com Luigi como personagem jogável foi planejado, mas foi descartado. Juntamente com Pilotwings 64, Super Mario 64 foi um dos jogos de lançamento do Nintendo 64.

Super Mario 64 é aclamado como um dos melhores jogos eletrônicos de todos os tempos e foi o primeiro a receber uma pontuação perfeita da revista Edge. Os revisores elogiaram sua ambição, visual, jogabilidade e música, apesar de criticarem seu sistema de câmeras. É o jogo mais vendido do Nintendo 64, com mais de onze milhões de unidades vendidas até 2003. O jogo deixou uma impressão duradoura no campo de design de jogos em 3D, com um sistema dinâmico de câmeras e controles analógicos de 360 ​​graus, estabelecendo um novo arquétipo para jogos tridimensionais, assim como Super Mario Bros. fez com o gênero de plataforma com rolagem lateral em 2D. Inúmeros desenvolvedores citaram Super Mario 64 como uma influência em seus jogos. Uma recriação, Super Mario 64 DS, foi lançada para o Nintendo DS em 2004, e a versão original foi relançada para o serviço Virtual Console da Nintendo no Wii e no Wii U em 2006 e 2015, respectivamente. Em 2020, foi relançado para Nintendo Switch por meio da coleção Super Mario 3D All-Stars.





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